Peles de seda. Bocas cheias de gloss. Sombras e blushs com cores perfeitas. A maquiagem preferida de dez entre dez estrelas. A eleita dos maquiadores nos desfiles de Milão a Nova York. É assim que pode ser definida uma das mais influentes marcas de maquiagem contemporânea e que se tornou um ícone de seu segmento: a canadense M•A•C. Sonho comum e delírio coletivo entre as mulheres mais antenadas, a marca é o que se pode chamar de assinatura definitiva em termos de maquiagem. E, pode acreditar, em proporções mundiais.
A história
Tudo começou quando Frank Toskan, maquiador e fotógrafo, e Frank Angelo, um homem de negócios e proprietário de uma rede de salões de beleza, com a colaboração de seu jovem cunhado e químico Vic Casale, desenvolveram uma linha de maquiagem, composta por batons, bases, sombras e lápis de olho em combinações de cores fantásticas, para atender às necessidades dos maquiadores profissionais. A ideia surgiu porque eles sentiam necessidade de maquiagens de melhor qualidade e maiores opções de cores para os trabalhos fotográficos. Inicialmente os produtos, altamente pigmentados e coloridos, eram fabricados na mesa da cozinha, nos fundos do salão de Angelo, e oferecidos para alguns amigos do mundo fashion. Os primeiros clientes eram maquiadores, modelos e fotógrafos profissionais de moda. Em aproximadamente um ano, eles se mudaram da cozinha nos fundos do salão para uma pequena fábrica.
O sucesso da linha de maquiagem levou a criação, em 1984, na cidade de Toronto no Canadá, da marca M•A•C (cujo significado é Make-up Art Cosmetics). A primeira linha de maquiagem da marca para o consumidor comum foi introduzida no mês de março na loja de departamento Simpson’s, localizada no centro de Toronto. A popularidade dos produtos cresceu através do tradicional boca à boca entre maquiadores, modelos, fotógrafos e jornalistas ao redor do mundo. A primeira garota-propaganda da marca foi a irreverente e controversa Drag Queen Ru Paul. Uma atitude ousada para época, mas que demonstrava claramente o espírito livre da marca. Em 1986, a supermodel Linda Evangelista, causou furor ao aparecer em público passando um lápis de boca da marca canadense, até então desconhecida do grande público, dando início assim a propaganda endossada por celebridades. Manteve-se uma empresa pequena, trabalhando apenas nos bastidores da moda até 1990. Naquele ano, a cantora Madonna, que viajava pelo mundo com a turnê “Blonde Ambition”, declarou ser fã da linha de maquiagem da marca canadense e transformou o batom Russian Red em um verdadeiro hit. Foi o suficiente para que outros queridinhos do show biz também jurassem fidelidade à marca. Entre os quais, as cantoras Janet Jackson e Liza Minnelli, e até o jogador de futebol inglês David Beckham.
Foi somente em 1991 que a marca inaugurou sua primeira loja em solo americano, localizada no eclético distrito de Greenwich Village em Nova York. Até então os produtos da M•A•C eram vendidos na prestigiosa loja de departamento nova-iorquina Nordstrom, onde mulheres esperavam as linhas de maquiagem da marca por semanas. O segredo dos artistas logo ganhou as ruas, afinal todos queriam usar os produtos preferidos dos maquiadores e das celebridades. As cores ricas, acabamentos variados e resultados deslumbrantes garantiram o sucesso da primeira marca profissional a ser vendida para o público. Isto porque a M•A•C foi criada com o lema “All Ages, All Races, All Sex” (Todas as Idades, Todas as Raças, Todos os Sexos). Uma verdadeira democracia da beleza. E um exemplo disso, é o batom Hug Me, uma das primeiras cores da marca e sucesso até hoje, cuja inspiração foi justamente na ideia de abraçar e acolher a todos, não importando a idade, a raça e o sexo. As embalagens também chamavam atenção: minimalistas, lisas, pretas e práticas.
No ano de 1995, a tradicional empresa americana The Estée Lauder Companies comprou 51% da M•A•C, o restante seria adquirido pouco depois, em 1998, após a morte de Frank Angelo, um ano antes, durante uma cirurgia em decorrência de complicações cardíacas. A nova proprietária da marca rapidamente estendeu e ampliou a distribuição internacional da marca através da inauguração de inúmeras lojas próprias nas principais cidades do mundo. Em 1999, a M•A•C resolveu diversificar sua linha de produtos ao lançar a “Potions”, primeira fragrância da marca.
Somente em 2002 a marca canadense ingressou no mercado brasileiro com a inauguração de sua primeira loja no Shopping Iguatemi em São Paulo. Quase uma década depois, a marca possui quase 40 lojas espalhadas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Vitória, Recife, Florianópolis, Goiânia, Belém, Fortaleza, Campo Grande e Sorocaba. E o país ganhou tamanha importância para a marca canadense, que em 2011, pela primeira vez, o Brasil foi sede de um lançamento global: a coleção Semi-Precious, inspirada nas gemas brasileiras. A partir do início de 2014 a marca lançou seu comércio eletrônico no Brasil, país cujo plano é dobrar de tamanho em poucos anos. E isso começou no ano anterior, quando pela primeira vez na história da marca, ocorreu uma diminuição dos preços em um país. O corte foi de 11% e o objetivo era tornar seus produtos mais acessíveis às brasileiras.
Além da sua linha regular de produtos, nos últimos anos a M•A•C tem apostado muito no lançamento de coleções especiais e limitadas, que se tornaram um verdadeiro sucesso entre as consumidoras. Muitas dessas coleções são baseadas em ícones da cultura pop, como por exemplo, em 2007, com o lançamento da linha BARBIE LOVES M•A•C, onde Barbie foi utilizada como garota-propaganda e inspiração para transformar a mulher na mais icônica boneca de todos os tempos; em 2009, quando foi lançada a linha M•A•C HELLO KITTY, cujo visual tinha tanto a ver com olhos que foram desenvolvidos dois conjuntos de sombras (o estojo de sombras Lucky Tom com as cores violeta, marrom, dourado e coral; e o Too Dolly com verde, azul prateado, rosa claro e magenta sexy e inocente); ou até mesmo em 2011 com a introdução da linha M•A•C WONDER WOMAN, cujos produtos (sombras, batons, máscaras, pós-faciais e até esmaltes) eram baseados na Mulher Maravilha. Já outras coleções são desenvolvidas e assinadas por celebridades como a cantora Rihanna, que já resultou em três coleções com produtos como paletas de sombras, batons, esmaltes, pincel duplo, delineadores e nécessaire. Em 2012 a marca lançou uma linha em edição limitada em homenagem a Marilyn Monroe, com maquiagens coloridas (foram cerca de 30 produtos como batons, delineadores, esmaltes e sombras), inspiradas na diva hollywoodiana.
Nos últimos 10 anos a M•A•C lançou no mercado mais de 160 tipos de batons, 150 sombras de olho, 60 tipos de blushes e vários produtos para os cuidados dos cabelos. Hoje, a badalada marca canadense tornou-se uma fusão de arte, cores criativas, maquiagem irreverente e profissional. Outro trunfo que garante o sucesso da marca é a equipe de vendas formada somente por especialistas em maquiagem. Arrojados, apaixonados pela maquiagem como arte, sempre trazem uma nova atitude na venda de cosméticos. Cada uma de suas lojas oferece um modelo de atendimento que inclui aulas de maquiagem e a demonstração de produtos, o que permite as consumidoras interagirem com os artistas e produtos, criando visuais únicos e customizados. Em todo o mundo, os artistas da M•A•C estão nos bastidores, nas passarelas, nos estúdios e nas lojas criando visuais de estrelas do cinema, modelos, celebridades, estilistas e divas. É para todos que adoram cor, estilo e atitude.
Mais recentemente a marca lançou produtos em novas categorias, além de novas fragrâncias e uma pequena linha de cuidados para a pele. Atualmente entre os produtos mais vendidos da M•A•C estão aqueles considerados clássicos da marca, como a base líquida Face and Body, obatom M.A.C Lipstick e o Powder Blush, além de coleções especiais como a Baby Bloom, composta por gloss e hidratantes que prometem proteger a pele do rosto e dos lábios. Além disso, sua linha de produtos para a pele, como bases de maquiagem e corretivos, é uma das mais completas do mundo, com uma gama de cores, tons e texturas que cobre a ampla diversidade de tons de pele, das mais claras às mais escuras. Os grandes sucessos da marca são os batons: dentre os tons que se tornaram clássicos estão os vermelhos Ruby Woo e Russian Red (os avermelhados são os mais consumidos, com mais de 1 milhão de unidades vendidas por ano).
Estilo próprio para fazer o bem
Ao contrário de outras grandes empresas, a M•A•C dificilmente faz anúncios de seus produtos. O sucesso é resultado da divulgação boca a boca e da credibilidade adquirida junto aos maquiadores profissionais e profissionais da moda. Porém, a marca realiza ações simpáticas aos olhos dos consumidores e principalmente dos ativistas que lutam por questões sociais e de proteção ao meio-ambiente. Uma delas foi criada em 1994 com o Fundo M•A•C para Aids, cujo objetivo é arrecadar e distribuir recursos à instituições que amparam pessoas afetadas pelo vírus HIV no mundo todo. No mesmo ano, com o objetivo de ampliar a arrecadação para esse fundo, foi lançado o batom Viva Glam. Todo o dinheiro obtido com as vendas desta linha (composta por batom e gloss) é revertido para esse fundo de combate a AIDS, totalizando mais de US$ 270 milhões desde sua criação.
Para divulgar o trabalho desse fundo, artistas são eleitos porta-vozes internacionais da linha Viva Glam. O primeiro foi o performer Ru Paul. Depois, outros se uniram à causa, como Mary J. Blige, Elton John, Shirley Manson, Missy Elliott, Boy George, Linda Evangelista, Chloë Sevigny, Christina Aguilera, Pamela Anderson, Debbie Harry, Lisa Marie Presley, a cantora de hip hop Eve, a atriz burlesca Dita Von Teese, Fergie, Cindy Lauper, Lady Gaga, além de Ricky Martin e Nicki Minaj. Na edição de 2014, o vermelho com brilho foi o tom escolhido para os produtos, cuja porta-voz é a cantora Rihanna. Engajada também em questões ambientais, a marca desenvolveu o programa Back to M•A•C: onde para cada seis embalagens plásticas devolvidas à loja, é dado em troca um batom gratuito para a cliente. Todas as embalagens arrecadadas são doadas para empresas de reciclagem. Além disso, a M•A•C não utiliza animais em testes de novos produtos.
Os especialistas
A M•A•C mantém-se na vanguarda das tendências não somente pela excelente qualidade de seus produtos. Boa parcela do sucesso deve-se ao chamado M•A•C PRO TEAM, um seleto time de especialistas formados pelos 54 melhores maquiadores do mundo, entre eles Philippe Chansel e a brasileira Fabiana Gomes, que além de desenvolverem novos produtos, novas cores e técnicas, trabalham diretamente com estilistas, criadores e organizadores de eventos de moda. Esses profissionais estão baseados em diversos países como Japão, Grécia, Austrália, Irlanda, Portugal, Reino Unido, Brasil e Canadá. Esse grupo, liderado pelo Diretor Executivo Gordon Espinet, personifica a voz, o espírito e a cultura M•A•C. Esse time de artistas está sempre pronto para interpretar nas consumidoras as tendências internacionais de beleza vistas nas passarelas de Nova Iorque, Londres, Paris, Milão e São Paulo, onde a marca brilha nos bastidores de mais de 150 desfiles por temporada.
Essa competente equipe também é responsável pela criação da M•A•C PRO COLLECTION, uma linha composta por mais de 250 produtos com maquiagens da mais alta qualidade e uma enorme infinidade de cores para serem utilizadas em desfiles de moda, seções fotográficas e estúdios de cinema e televisão. Recentemente, respondendo a demanda do consumidor comum, essa linha foi disponibilizada em aproximadamente 100 lojas da marca em cidades como Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nova York, Orlando, San Francisco, Montreal, Toronto, Vancouver, Atenas, Berlim, Londres, Madri, Milão, Paris, Roma, Seul, Sydney e Tóquio.
Ícones de beleza
A marca de cosméticos e maquiagens M•A•C já utilizou em sua comunicação celebridades como Sandra Bernhard, Shirley Manson, Pamela Anderson, Missy Elliott, Christina Aguilera, Linda Evangelista, Lisa Marie Presley e até figuras polêmicas como Boy George e Elton John. A marca líder de cosméticos profissionais também lançou em outubro de 2003 a série Ícones de Beleza(Beauty Icon) para fazer um tributo aos ícones culturais mais célebres do mundo. Beldades como Liza Minnelli (2004), Diana Ross (2005) e a francesa Catherine Deneuve (2006) estamparam sua beleza em campanhas da marca. Em 2007, a premiada atriz Raquel Welch (filha de uma americana e um boliviano) foi nomeada como Ícone de Beleza da M•A•C. Cada “ícone” foi fotografado pelo renomado fotógrafo, Michael Thompson, em seu estúdio em Nova York sob a direção de James Gager, Vice-Presidente e Diretor de Criação da M•A•C. Raquel Welch e a empresa tiveram uma colaboração estreita no desenvolvimento de uma linha de maquiagem. Em 2008 a eleita foi Dame Edna.
A marca no mundo
Atualmente a M•A•C, que pertencente ao grupo americano Estée Lauder, possui mais de 900 lojas próprias em 80 países ao redor do mundo, além de estar presente em quase todas as lojas de Duty Free nos principais aeroportos mundiais e grandes lojas de departamento. Ao todo são quase 2.000 pontos de vendas espalhados pelo mundo. Os maiores mercados da marca são os Estados Unidos, Canadá e Japão. No Brasil, a marca conta 39 lojas, além de seis pontos de venda em Duty Free de aeroportos em São Paulo e Rio de Janeiro, e de comercializar seus produtos através de seu comércio eletrônico, que está disponível em 22 países. A marca vende um batom e uma sombra de olho a cada dois segundos no mundo.
Você sabia?
● Em 2009, a grande procura pelo batom Snob (um tom entre rosa e lilás), usado pela atriz Ísis Valverde na novela Caminho das Índias, resultou em um aumento de produção na fábrica da marca em Toronto.
● A marca é uma das mais procuradas e vendidas dentro do Duty Free nos principais aeroportos do mundo.
● O Brasil já está entre os 10 maiores compradores de produtos da marca no mundo.
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